Tá rolando por aí uma pseudo-lista dos 200 blogs mais populares do Brasil, qualificados por critérios pouco confiáveis e que não revelam a popularidade. O Ovelha Elétrica não é citado na tal lista e isso poderá abalar a credibilidade deste texto, que não é mais do que a minha opinião. Na verdade eu nem ia falar nada e só resolvi escrever essas linhas motivado pelo que li no Controle Remoto e por concordar em 99% com o que foi dito lá. O fato de o Felipe Neto e Fred Fagundes terem feito sua própria lista com “Os 56 maiores blogs do Brasil segundo a porra da nossa opinião” e incluído o Ovelha na 43ª colocação vai contribuir para os falatórios. Mas essa foi uma ótima maneira de exemplificar que cada um pensa aquilo que quiser (seja por opinião aleatória, por matemática insólita ou por uma paixão enrustida).
Realmente o que dita a popularidade de um blog é…a sua popularidade, medida pelas visitas que o endereço recebe. O Kibe Loco, notoriamente o mais popular do Brasil, ficou na 27ª colocação da lista. Um erro que por si só comprova a ineficiência da fórmula utilizada para se chegar aos mais populares. A mesma injustiça condena o Blog do Juca a uma bizonha 60ª posição, quando o blog é disparado mais popular que uns 50 a sua frente.
Os critérios até fazem certo sentido, mas sozinhos não funcionam para ditar a verdadeira popularidade (a dos visitantes), além de confundir popularidade com parceria (links em outros blogs) e popularidade com uso de tecnologia (assinatura de Feed).
Tem blog citado na lista como 104 mais popular e a última atualização foi em 16 DE NOVEMBRO DE 2007! Detalhe que um tal de Burajiru (WTF???), que tem ligação com o 104 da lista e também não tem atualização desde Novembro de 2007, aparece na posição 148. De duas uma: Ou a pesquisa é ultrapassada e furada ou é furada e ultrapassada. Você decide.
A fórmula da popularidade
Comentários
3 respostas para “A fórmula da popularidade”
-
Esse tipo de lista é tão pretensiosa que nem vale a pena ficar chateado Ronny. E também não vale a pena visitar.
Se esses sites fossem tão populares assim pq eu nunca ouvi falar de 3 dos 10 primeiros sites da lista até clicar nela?
Já ouvi gente falar dos outros 7. Até fora da internet ouvi comentários. A meu ver isso sim é popularidade. É quando você ouve falar e não quando o pagerank do site atinge 10 na escala ritcher.
Pouco me interessa qualquer tipo de premiação ou lista cujo quesito é popularidade. Popularidade não siginifica qualidade. O ‘É o Tchãm’ era bem popular…
E essa frescura de ser “popular” na dita “blogsfera” já deu no saco. Parece que o mais importante num blog é o troca-troca de banner, o page-rank, sua lista de links “amigos” ou dar ‘furo’ com foto roubada da Reuters…
É por isso que continuamos sem fazer troca-troca. Vou continuar mantendo uma distância segura desse povo e manter nosso menu aí do lado sem sites “amigos”.
Pq ninguém faz a lista dos 400 blogs mais legais onde o fundo é uma textura de madeira?
-
Heh, pra mim isso tudo é bobagem e briga de egos.
-
Concordo plenamente com o que vocês disseram. Popularidade não é sinônimo de qualidade. E como comparar blogs de segmentos diferenciados.
Quem escreve sobre tecnologia sendo comparado com quem posta piadinha de e-mail?
Popularidade é algo subjetivo, pois cada um tem suas preferências.
Por outro lado, cada um faz a lista que bem entender, utilizando os critérios que lhe parecerem melhor. Mas que não exponha isso como “a verdade”.
Deixe um comentário