Tô achando um absurdo as vaias que são disparadas por tudo e por nada durante as competições dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Em praticamente todas as provas ouço a torcida vaiando os adversários do Brasil sem motivo aparente. Hoje li dois textos que traduzem bem a minha visão desse Pan-americano do Rio de Janeiro:
Um é do Antonio Prada e fala sobre o jeitinho brasileiro incorporado na organização. Veja a explicação do Prada sobre algo que acontece nos bastidores:
Na área de entrevistas do Maracanã, chamada de Zona Mista, enquanto jornalistas se espremem para conseguir a declaração de Marta, uma nuvem densa de voluntários (mais de 20) se posiciona à frente da área. Objetivo: tirar fotografias, colher autógrafos e tietar. Alguns voluntários, aliás, sabem fazer isso muito bem. Preferem ficar perto dos famosos e ver as partidas a orientar ou cumprir as funções pan-americanas.
Bem a cara do brasileiro que não tá nem aí para os outros e faz tudo em benefício próprio, como os nossos políticos que tiram vantagem de suas posições no Congresso.
O outro texto é apenas um entre os vários que li sobre o comportamento repugnante da torcida brasileira nesses jogos. A Fernanda Brambilla abre a matéria com o seguinte parágrafo: Depois de derrubar um ginasta da barra e causar um tumulto entre atletas no judô, foi a vez da torcida brasileira marcar presença nas provas disputadas no estádio João Havelange. No atletismo, porém, a estratégia foi usar as já famosas vaias aos estrangeiros.
Me lembro também que vaiaram a delegação dos Estados Unidos na cerimônia de abertura e vaiaram só pelo fato de serem norte-americanos. Vaiar o Bush seria aceitável, mas vaiar os atletas, sem que esses tenham provocado ou demonstrado um comportamento indevido, é ser muito sem noção. O mesmo vale para as vaias do Lula, que até poderiam ser merercidas mas este definitivamente não era o evento para isso.
Está faltando espírito esportivo e sobrando espírito de porco entre os torcedores desses Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Espírito (de porco) Esportivo!
Comentários
18 respostas para “Espírito (de porco) Esportivo!”
-
é isso aê! cospe neles ronny!
-
hehehe
-
acho q em uma coisa todos concordam aqui: a delegaçao argentina bem q mereceu as vaias…
-
no fim isso pode ter uma consequencia até que marota…
com atitudes como essa , pode ser que os estrangeiros conheçam o brasil sem a mascara do carnaval,futebol etc…naum que seja bom o brasil ter má fama…mas acho que viver e vender uma mentira é muito pior…e só a aprtir da verdade poderemos conquistar um respeito de verdade!!!
Se eu ver um torcedor com camisa do pan…cuspo nele tb!!! -
Eu concordo com tudo, menos a parte referente ao Lula. Acho que esse ai tem que ser vaiado sempre que temos oportunidade, afinal de contas ele fica mais fora do país do que dentro, não da entrevistas coletivas para não ser desmentido em público e se esconde ao menor sinal de risco a imagem de seu governo (como no caso do acidente da TAM), portanto, vaia nele sempre que possível.
-
Depois tem gente que acha um absurdo qdo falo que gosto do brasil, nao do brasileiro. Muito feio isso, inclusive, as musiquinhas que tocam somente quando o Brasil pontua, vemos que essa postura parte inclusive da organizaçao. Tenho vergonha.
Brasileito vai para o exterior, fica tocando samba na rua e acha que todo mundo adora. Eu particularmente, se tivesse tomando um café, lendo o meu jornal e viesse um malandro tocar samba do meu lado, cuspia nele.
Quando vc passas por situaçoes em que suspeitam da sua palavra, só pq vc é brasileiro, vc começa a entender isso.
Tem gente que fala que isso acontece em outros países, sinto muito, nunca vi.
Tem gente que fala que qdo gringo vem pra cá, só causa, bebe e trata todo mulher como puta…se o fazem, é pq permitimos ou nossa imagem é essa…eles fazem isso no japao por exempl? Acho que nao…pois é, pq sera? -
Imagine que legal se nos Jogos de 2011 no México a platéia vaiar exclusivamente a delegação brasileira e depois todos os atletas nas competições.
Não seria um castigo merecido para nossos atletas, mas seria bem justo com o povo brasileiro.
Melhor não dar idéias… -
Agora só porque vaiam os adversários é motivo para os atletas “errarem”? Ah qualé, os atletas brasileiros sofrem muito mais com a pressão da própria torcida, pois estes precisam fazer bonito diante do próprio país. Agora só porque alguma ginasta tosca errou sua série, é porque não teve concentração suficiente para isso.
Se em outros paises a torcida pelo seu próprio país não é valorizada como no PAN, então sinto muito. Nossa cultura é diferente, não somos frios e simplesmente não “batemos palmas” quando algum brasileiro se dá bem. Criticar essa nossa atitude é ter vergonha de ter nascido aqui. Somos assim, felizes… e o resto do mundo? Foda-se.
-
Aff…esse papinho de nao somos frios é bem manjado hein, ser caloroso e festivo é uma coisa, desrespeitoso e sem educação e outra bem diferente. Respeito é bom, sempre bom. Mas como isso é normal e aceitável, desejo a você muitas vais no exterior.
-
*vaias…muitas vaias. Já que vaiar atletas de outros países faz parte da nossa cultura calorosa. Álias, ouvi isso uma vez, “o resto do mundo foda-se”…nos EUA…é isso aí, nossa cultura, disse bem.
-
Ae DarkSide vc tava lá na platéia do Pan, confessa! E deve ter levado a família, diz aí!
A cultura do brasileiro é mesmo diferente: no lugar do Espírito Esportivo, temos o Espírito de Porco. he he -
concordo com quase todo o post, exceto p/ a vaia do lula. pra mim foi o momento ideal em mostrar o quando a classe média está descontente com ele, já que a maioria do povo é pobre e fica feliz em receber uma bolacha p/ comer. tava na hora dele saber quem nao gosta do governo dele.
-
Não que isso justifique alguma coisa, mas dá só uma olhada nesse texto de hoje do Claudinei Quirino falando sobre as vaias no Pan. E olha que o cara tem experiência em competições (como ele mesmo relata). Volto a dizer que esse comportamento é coisa de ignorante!
http://www.terra.com.br/esportes/pan07/blog/pan07_claudineiquirino/index.htm -
Concordo com todos, acho ignorancia com relação as outras equipes que estão lá para competir, sem contar que os vaios atrapalham o desempenho dos atletas também, ai não fica mais um jogo justo….
-
Concordo com tudo nesse texto.Acho uma falta de educação essas vaias sem motivo.Quanto ao presidente Lula tambem acho, pois o lugar certo de vaiar é nas urnas.
-
O que esperar de um evento ESPORTIVO, onde o maior patrocinador (em $$$) é uma marca de BEBIDA ALCOÓLICA ?
-
Texto sobre o pan e alguns defeitinhos que passam batido no mundo esportivo!
http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult510u317002.shtml
vale a pena ler!!!
Abraços!
-
Já virei fã do Hélio Schwartsman!!!
Ainda mais por ser corintiano roxo! kakakakaak
Ótimo texto!
Deixe um comentário