Fala sério, aí!
Ou aqui.
E também sua última piada.
Ou aqui.
A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.
“Agora é oficial: o humorista Bussunda está morto! E só não foi enterrado ainda porque é espada e ainda não conseguiram um caixão que se adequasse ao seu tamanho avantajado!”
O trecho acima pode parecer uma mórbida piada de mau gosto sobre um acontecimento trágico, mas foi escrito pelos próprios integrantes do Casseta & Planeta, colegas de Bussunda… em março de 2003.
A morte fictícia de Bussunda foi uma piada noticiada no próprio site ( http://casseta.globo.com/ ) do grupo humorístico, três anos antes do falecimento real de Cláudio Besserman Vianna, 43 anos –morto de verdade no sábado (17) por um ataque cardíaco, na Alemanha. O texto já saiu do ar, mas pode ser lido no cache do Google( http://72.14.209.104/search?q=cache:5OLQRgREBtAJ:cassetaeplaneta.globo.com/calandra/calandra.nsf/0/ADC9B747CFACFC9383256CE7005082BF%3FOpenDocument%26SReportagens+Agora+%C3%A9+oficial:+o+humorista+Bussunda+est%C3%A1+morto&hl=pt-BR&lr=&strip=1 ).
A primeira morte de Bussunda não teve uma causa tão definida. “Os médicos ainda não chegaram a uma conclusão sobre a ‘causa mortis’ do mais famoso casseta: eles querem descobrir se ele teve um treco, um piripaque ou um troço”, dizia o texto escrito pelos Cassetas. Na ocasião, o humorista não se incomodou em posar para uma foto ( http://www.cocadaboa.com/imagens/bussundamorto.jpg ) como um cadáver sorridente dentro de um caixão.
A mesma reportagem-piada trazia uma “entrevista do além” com o comediante. Por meio da “brincadeira do copo”, Bussunda conversava com seus amigos e se dizia satisfeito com a pós-vida. “Aqui é maneiro. Se vocês soubessem como é iam morrer de inveja, ré, ré, ré!!! Mas aconteceu um contratempo na minha chegada: quem ia me receber era o Tim Maia, mas ele não veio.”
Na entrevista, Bussunda ameaçava voltar para puxar o pé dos cassetas remanescentes. “Mas da Maria Paula eu vou puxar outra coisa…”, advertia.
Do boato à piada
A piada sobre a morte de Bussunda foi uma resposta do Casseta & Planeta a um boato espalhado por um outro site humorístico, o Cocadaboa ( http://www.cocadaboa.com/ ). A morte de Bussunda foi inicialmente divulgada no Bolão Pé da Cova, seção do Cocadaboa em que os participantes apostam qual será a próxima celebridade a “empacotar”.
Conhecido por misturar ficção e realidade, o Cocadaboa voltou ao assunto dias depois e “denunciou” uma conspiração da Rede Globo para esconder a morte de Bussunda.
O texto do site, no melhor estilo das teorias conspiratórias que viam indícios da morte de Paul McCartney nas capas dos discos e em supostas recados ocultos nas canções dos Beatles, afirmava ter visto “mensagens subliminares” sobre a morte de Bussunda no texto de Agamenon Mendes Pedreira, colunista fictício criado pelo Casseta e publicado no jornal “O Globo”. “As palavras ‘vá’, ‘paz’ e ‘amigo’ foram adicionadas ao conteúdo do texto como uma última homenagem secreta de seus companheiros”, afirmava o boato.
A Globo havia decidido ocultar a morte de Bussunda, continuava o site, para dar ao Casseta & Planeta “a calma para se reunir e voltar a escrever o programa”.
O Cocadaboa criou vários boatos que acabaram publicados como verdade em jornais de grande circulação. Entre as histórias falsas plantadas pelos humoristas que viraram notícia nos jornais, estão a criação de um Orkut do sexo –para o qual só poderia ser convidado quem já tivesse sido “traçado” por um dos membros da comunidade virtual–, a história de que o programa norte-americano Saturday Nigh Live teria feito piada com o suposto alcoolismo do presidente Lula e a entrevista de um traficante defendendo o voto ao “sim” durante o plebiscito sobre a proibição da venda de armas de fogo no Brasil.
Recado final
Na época, o Casseta & Planeta viu no boato do Cocadaboa a oportunidade de fazer mais uma piada, brincando simultaneamente com seu amigo mais querido e com o tabu da morte. Na entrevista do além –provavelmente escrita pelo próprio Bussunda –, os cassetas pediam ao “falecido” que deixasse “uma mensagem para o sofrido povo brasileiro” que chorava “sua irreparável perda”.
A declaração final do Bussunda mostrava que, mesmo “morto”, o humorista não havia perdido a irreverência: “Agora que eu morri vocês não precisam mais perder tempo assistindo ao programa, comprando livros e acessando o site… Vá todo mundo se f…!!!”.
Folha
hey nao sou eu que to dizendo é a folha…
vlw só pra complementar…
obs.: retirado do forum do gfhp.com.br
fonte sem eles nao existe a informaçao
eu realmente fiquei triste com esse fato… :(
Com certeza, vai fazer muita falta…
é o exemplo de poltergeist,os principais atores morreram
Deixe um comentário