Homebrew, que significa “caseiro” é uma onda antiga que vem da época do rádio amador. Nos games eu tb não conheço muito a história, mas sei que fez muito sucesso no gamecube e naturalmente evoluiu para Wii de uma forma quase que profissional. O GameCube e o Wii são muito semelhantes na arquitetura (Chip PowerPC da IBM), e o Wii vem com um GameCube imbutido (vc pode usar os mesmos discos, controles e cartões de memória, é só abrir uma tampinha que fica em cima dele), e embora existam Homebrew para outras plataformas, nenhuma teve tanto sucesso.
Um belo dia um cara estragou o arquivo que ele salvou o Zelda do Wii, e a partir daí conseguiram entrar no sistema do console e criaram o Homebrew Channel, um canal no Wii onde vc inclusive passeia online pelas aplicações disponíveis e com um clique as baixa e instala. Por conta disso o Wii virou uma das mais crescentes plataformas para games alternativos e é isso que o vídeo abaixo mostra. E olha que nem menciona a possibilidade de tocar DivX a partir de USB ou algum micro na rede, backapear os jogos que vc já tem, rodar jogos backupeados de Wii e GameCube gravados em DVD-R, colocar um teclado USB e usar o Linux, hospedar páginas web, etc.
Quem quiser se aventurar, o Gabriel (veja o site) fez um script que instala todo o ambiente de programação para começar a escrever jogos que rodam no Wii. Aqui os códigos, e aqui o vídeo demostração.
post dedicado à dupla dinâmica dos games desde 1888: Cara de Lata e PoneiXXX
Deixe um comentário