A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

Abate humanitário?

Texto do Instituto Nina Rosa – projetos por amor à vida.

Abate Humanitário?
Para quem já assistiu ao documentário A Carne é Fraca (trailer, 1, 2, 3, 4, 5 e 6), deixamos claro que o abate “humanitário” é aquele mostrado no filme. Dizer que existe morte sem sofrimento em abatedouros é iludir. Inútil ficar discutindo a “melhor” forma de matar animais, ao invés de tomar a decisão correta de parar de matar. Não é mais tempo de paliativos. Nosso débito para com os animais é muito grande. Estamos sendo convidados a evoluir, mudar de paradigma.
Estamos falando de ANIMAIS, seres considerados sem valor intrínseco por uma sociedade ainda especista e antropocêntrica. Até quando vamos viver na ilusão, criando leis que pouco ou nada vão adiantar para os verdadeiros interessados, os animais? Coloque-se no lugar de um deles. Caso pudesse escolher, escolheria morrer de acordo com o abate humanitário, ou escolheria viver?
Está claro que matar é errado, sob todos os pontos de vista. Isso continua acontecendo por interesses exclusivamente comerciais de certos grupos, e por ignorância das pessoas mal-informadas.
Afinal, para quem se importa com os animais, o interesse é eliminar a matança ou estimulá-la colocando panos quentes? É dar um basta à violência ou mascarar a dor? É respeitar seu inalienável direito à vida, ou continuar matando? É encarar e divulgar a brutal realidade dos animais ou tentar anestesiar consciências…?
Os animais precisam urgentemente que paremos de comer seus cadáveres, e que nos dediquemos a sensibilizar outras pessoas sobre esse hábito desumano. O planeta Terra precisa urgentemente que parem de queimar suas florestas, que parem de desperdiçar sua água potável, que parem de macular sua energia e a de seus habitantes com práticas de assassinato em massa. E nós, humanos, precisamos urgentemente de saúde, em todos os níveis,
e de Paz.

“Há uma coisa mais forte que todos os exércitos do mundo,
e ela é uma idéia cuja hora chegou.”
Victor Hugo (1802-1885)

Em

Publicado em:

, ,

Comentários

6 respostas para “Abate humanitário?”

  1. Avatar de Evandro
    Evandro

    Débito com os animais? Assim como os leões estão em débito com gazelas, lógico…

    Pode ser que os vegetarianos não se considerem animais e sim seres com entendimento superior em frente aos mal-informados onívoros, isso seria um argumento.

    Meu ponto de vista: Nossos antepassados lutaram muito para chegarmos ao topo da cadeia alimentar e eu até posso entender que tenhamos a vontade de evitar sofrimento desnecessário, a evolução nos dotou de sentimentalismo barato para isso. Porém, se não pudermos, consigo conviver muito bem com isso. Adoro carne e tenho todo o aparato orgânico para consumi-la e não encontro um argumento forte o suficiente para deixar esse prazer de lado.

    PS: Ah sim, matar é correto sob muitos pontos de vista. Legalmente legítima defesa é aceita, na natureza a fome e a necessidade de certos nutrientes causam mortes de pobres animais indefesos. Mas pode ser que eu não tenha chegado ao nível de iluminação para não compactuar com toda essa maldade.

  2. Avatar de Pedro Hadruz
    Pedro Hadruz

    De um ponto de vista, esse texto e uma das coisas mais estupidas q eu ja li

  3. Avatar de Chico
    Chico

    Concordo com o Pedro.

  4. Avatar de gorba
    gorba

    Rapaz, a natureza umana torna essa sua linha de raciocinio impossivel. O fato eh q o nosso corpo eh baseado na morte dos outros. Nao tem geito. Agente nao faz fotosintese, agente precisa pegar alimento dos outros. Alimentacao 100% vegetariana eh complicadissima, e ainda a duvida se ela eh de fato saltavel.
    Tah bom, tu quer estender os direitos humanos pros animais… Nao mata eles mais.. Mas e entao? Se eles forem protegidos pelas mesmas leis q nos somos, tbm teram q respeitar as mesmas leis q respeitamos. Pagar impostos, trabalhar, servir no exercito e É CLARO nao matar suas presas tbm… Se matarem vao pra cadeia.
    E dai o que farás com as plantas? Sao seres vivos tbm… Nao se pode mais cortar arvores? E os fungos? Mofo? E vermes? Lumbrigas? Sao todos seres vivos. Bacterias? Celulas cancerigenas coitadinhas! Sao queimadas vivas…

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    Do texto: “Isso continua acontecendo por interesses exclusivamente comerciais de certos grupos….”
    e interesse nutritivo meu! Não adianta profetizar o vegetarianismo, ser onivoro ou não é uma escolha, da filosofia “medexa no meu canto que tedexo no seu” sabe….
    E caso o abate sanitáriio comercial de animais para consumo for proibido, eu parto pra caça, carne de capivara é muito boa!

  6. Avatar de lucas

    Concordando com todos os comentários acima, ainda acrescento o seguinte. Covarde é tu que come uma plantinha que nem ao menos tem a chance de fugir ou tentar te morder. É da natureza humana comer carne e é a natureza de milhões de outros animais. Para na frente de um Leão e da essa idéia de direitos iguais ai pra ele, acho que ele vai concordar 100% estando com seu braço na boca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *