A ficção científica em contos.

10.2003
A Resposta
» Fredric Brown
Uma supermáquina seria capaz de comprovar aexistência de Deus?

Answer é de 1954 e foi publicado no Brasil na excelente coletânea Science Fiction (Von Schidmit Editor, São Paulo) em 1966.

06.2003
A Estrela
» Arthur C. Clarke
O que poderia haver de estranho naquela estrela?

The Star foi escrito em 1955 e publicado pela primeira vez na coletânea de contos The Other Side of the Sky (1958). Ganhou o prêmio Hugo de melhor conto (Short Story) em 1956.

04.2003
O Corvo (Fernando Pessoa)
O Corvo (Machado de Assis)
» Edgar Allan Poe
Um dos maiores poemas da literatura norte-americana em duas verões: a versão literada de Machado de Assis e a versão ritmada conforme o original por Fernando Pessoa.

O Corvo (The Raven) foi publicado pela primeira vez em 1845 e pode ser considerado um dos maiores poemas da literatura norte-americana. Em seus poemas, Poe recria um universo fantástico, quase sempre opressivo, cheio de visões alucinadas e de grande expressividade. Até hoje os textos de Poe continuam a influenciar escritores, poetas, músicos, cineastas e quadrinistas.

04.2003
O Pedestre
» Ray Bradbury
As caminhadas noturnas de Leonard Mead são consideradas subversivas num futuro não muito distante.

The Pedestrian foi escrito em 1951 e publicado pela primeira vez na revista The Magazine of Fantasy and Science Fiction em fevereiro de 1952. Foi adaptato para a TV para o seriado The Ray Bradbury Theatre em 1989. Contista e autor de As Crônicas Marcianas e Fahrenheit 451, seus maiores sucessos, o texto de Bradbury é marcante pela preocupação com o lado humano e visionário de seus personagens, deixando de lado a parte "científica" da ficção.

03.2003
Johnny Mnemonic
» William Gibson
Johnny é um "carregador", transporta informações em sua cabeça através de um implante cibernético. Quando seu empregador é assassinado pela máfia japonesa, Johnny se une à mercenária Molly Millions e juntos eles tem que recorrer a um golfinho viciado e ex-militar para acessar as informações que colocaram sua cabeça à prêmio.

O conto, de 1981, traz muitas idéias de Gibson para a trilogia Sprawl (que reúne os livros Neuromancer, Count Zero e Mona Lisa Overdrive) e virou filme em 1995 nas mãos do diretor de videoclipes Robert Longo, com Keanu Reeves no papel de Johnny. Ganhou o prêmio Nebula de melhor conto (Short Story) em 1981.