A FINA ARTE DA NAVEGAÇÃO ALEATÓRIA.

  • Insignificant Little Vermin

    Se você tem perto de 40 anos provavelmente se lembra dos livrinhos de aventura/rpg da série Escolha Sua Aventura, aqueles com 40 finais diferentes e infinitos caminhos. Insignificant Little Vermin é a releitura moderna desse tipo de livro, mas 100% online e com um simpático sistema rolagem de dados. Aqui.

    Dica do Hacktoon.

  • Retratistas do Morro

    Saudações!

    João Mendes e Afonso Pimenta são dois fotógrafos que, lá nos anos 1970 retrataram a Comunidade do Aglomerado da Serra, segunda maior favela do BRASIL, localizada em BH. Redescobertos recentemente, os dois viraram tema de exposição e livro. E agora estão expondo pelo Brasil (no instagram deles tem mais info). Eu consegui ver ao vivo no SESC aqui em São Paulo e recomendo.

    Tem esse álbum do Flickr com várias fotos do trabalho e aqui o texto do SESC contextualizando o trabalho deles.

    Retratistas do Morro:
    @retratistasdomorro

    ,
  • O making of do álbum Check Your Head

    Um mini-doc rápido do que foi a produção do álbum Check Your Head dos Beastie Boys.

  • Johatsu

    Recentemente uma amiga da minha esposa desapareceu. E por uma triste coincidência, no dia que fiquei sabendo do desaparecimento, recebi uma newsletter falando desse filme: Johatsu – Into Thin Air.

    O filme fala das pessoas que “evaporam”, pessoas que desaparecem por completo de seus lares no Japão, deixando tudo para trás, seja pela violência, pela conformidade e muitas vezes por vergonha. Por aqui temos problemas sociais, violência, drogas e agora muita gente ficando endividada viciada em apostas, mas o resultado é o mesmo: desaparecimento ou suicídio. E nessas de pesquisar o tema, achei o mini documentário acima, explicando como o problema é tão característico da sociedade japonesa que tem até termo para isso: johatsu.

    Em tempos estranhos como os atuais, vale checar, com frequência, se todos seus amigos ainda estão respondendo mensagens ou telefonemas.

  • Can’t Get You Out of My Head

    O documentário em 6 partes do Adam Curtis é, na minha opinião, o mais impactante documentário do Curtis. Mostra como somos impotentes diante de grandes forças políticas e econômicas e como nos apegamos aos padrões familiares para justificar qualquer comportamento, mesmo que bizarro.

    Parte 1:

    Parte 2:

    Parte 3:

    Parte 4:

    Parte 5:

    Parte 6:

  • O Eternauta

    Em série. Para quem não tá afim de gastar 200 reais num gibi.

    ,
  • Dune, do canal syfy, em 3 horas

    Uma alma caridosa editou a série original num longa de 3 horas.

    ,
  • Samples gratuitos de baterias eletrônicas vintage

    Nunca se sabe quando você vai precisar de um sample de bateria eletrônica das antigas. Então decidi colocar aqui um dos melhore sites com samples. O drumkito traz vários samples, de vários instrumentos. Segue a lista:

    – Korg Mini Pops
    – Korg KR-33
    – Roland TR-55
    – Roland TR-33
    – Roland CR-80
    – Casio MA-101
    – Korg KPR-77
    – Boss DR-220E
    – Boss DR-220A
    – Boss DR-110
    – BME Rattlesnake
    – Alesis HR-16
    – Acetone Rhythm Master
    – Acetone Rhythm Ace
    – Roland TR-909
    – Korg KR-55
    – Roland CR-78
    – Hammond Auto Vari 64
    – Wurlitzer Swingin’ Rhythm
    – Yamaha MR-10
    – Roland TR-808
    – LinnDrum

    Tudo isso, de graça. Aqui.

  • Takeshi Kitano

    Aqui no ocidente Kitano é lembrado como um famoso ator de filmes de ação. Mas no Japão ele tem uma carreira mais ativa e ampla, que dá um contexto mais rico para os filmes. Abaixo um vídeo ensaio sobre dois filmes, Sonatine (1993) e Hana-bi (1997). Mas recomendo ver os filmes antes de ver o vídeo-ensaio.

  • NADA

    A HQ que serviu de inspiração para o filme Eles Vivem (1988) do John Carpenter. Desenhada pelo Bill Wray (hoje artista, mas que foi cartunista e trabalho até no Samurai Jack) que foi baseada no conto Eight O’Clock in the Morning, escrito em 1963, pelo autor Ray Nelson.

    Dá pra ler o conto do Ray Nelson traduzido, aqui.

    ,